26/04/2009

UNHAS




Até hoje nada foi explicado o porquê da existência da unha no homem: se fosse para a defesa como objeto cortante, a unha é muito frágil, numa ação de ataque seria a primeira a se partir ou descolar, para servir como garra para se fixar em algo como uma árvore de nada serve porque não tem de modo algum potencial para suportar um corpo pendurado em algum local.

O que se pode concluir é que a unha só pode ser resquício final de algo que pode ter sido útil em um passado remotíssimo, o que se deduz hoje é que serve para receber esmaltes pluricoloridos para as mulheres e remotamente apertar um parafuso, nada mais.

A unha tem características diferentes para cada pessoa, dependendo da alimentação, idade costumes, sexo e trato local. O seu crescimento é marcado por impressões características que podem identificar doenças, principalmente as consideradas outo-imunes.

A unha seria então uma inútil proteção dos dedos em geral, mas também refletem como um espelho a saúde e a imunidade do nosso corpo.

(Revista Podologia Hoje)

Um comentário:

cleo disse...

Olá meninas!!

Eu nunca tinha pensado sobre isso, faz todo o sentido..mas já imaginaram como poderíamos arranhas as paredes sem nossas fortes unhas?
Brincadeirinha, o assunto é interessante, acabei de desenvolver uma tese, a qual acredita que a unha é uma espécie de acabamento da obra, pois imaginem as mãos sem as unhas nos dedos (tem cada formato horroroso), é um recurso estético para homens e mulheres, sobretudo para as mulheres que exploram a questão da sensualidade. Além disso, o criador tinha algo em especial com as manicures e pedicures...será?
A idéia de vocês é muito boa e as matérias estão bem interessantes.
Obrigada por compartilharem seus conhecimentos.


Beijos,

Cleomara Bueno