17/09/2009

SALTO ALTO

O uso excessivo de salto alto pode causar problemas comuns, como inchaço nos dedos dos pés, bolhas e calos, como também problemas mais complexos: deformações permanentes nos dedos e intensas dores na sola do pé, que parecem aumentar cada vez mais.
Um estudo realizado pela Associação Médica Americana de Podologia mostrou que cerca de 42% das mulheres admitiram que usariam um sapato que gostassem mesmo se lhes causasse desconforto, e 73% admitiram já ter algum problema no pé por causa de sapatos. Mesmo assim, muitas mulheres se recusam a desistir de seus saltos altos.
Então, o que fazer? Médicos afirmam que se o uso de sapatos de salto é realmente necessário ou desejado, precauções devem ser tomadas, bem como problemas devem ser detectados e tratados o mais cedo possível. Assim, além de futuras complicações serem evitadas, andar de salto alto se tornará mais confortável.
Quando além de apertados, ainda são altos, a dor rapidamente pode se transformar em sérios danos. Isso acontece porque, além de já estarem sendo esmagados, o salto faz com que mais peso seja colocado sobre os pés.
Entre os problemas mais comuns estão as saliências ósseas que geralmente aparecem na base do dedão e distorcem o formato do pé (joanete).
Saltos altos não causam joanete, mas agravam o quadro de quem já tem. Quem tem joanete geralmente tem um osso deslocado perto do dedão do pé, o que altera o modo de andar da pessoa. Se o pé for colocado em um salto alto e inclinado pra trás, a pressão sobre esse osso piora e a dor aumenta ainda mais.
Quem usa salto diariamente já vivenciou dois problemas comuns: calos e bolhas. Essas camadas de pele morta são a maneira de o corpo defender os pés da agressão que estão recebendo.
Com o passar do tempo, o pé vai perdendo gordura na sua parte inferior. Ou seja, os depósitos de gordura que normalmente protegiam a sola do pé se tornam escassos, tornando os pés mais desprotegidos e os sapatos mais desconfortáveis.
O correto para diminuir a dor nos pés é o uso de palmilhas acolchoadas, que agem como um tampão entre os pés e o solo, tornando o caminhar mais suave.
É comum ocorrer a retração do tendão, o que resulta em dor durante o uso de sapato de salto baixo, e até mesmo na incapacidade de andar descalça, em quem usou salto alto na maior parte da vida. Nesse caso, o ideal é fazer alongamentos. Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária, para a extensão do tendão.
Opte pelo salto alto mais adequado ao seu pé. Sapatos desajustados fazem os pés irem muito pra frente, causando mais pressão e dor.
As palmilhas absorvem o impacto enquanto você caminha e funcionam como substitutas da gordura que seu pé perdeu. São vários tipos disponíveis no mercado, tanto para proteger a sola do pé quanto o calcanhar.
Os saltos mais grossos, proporcionam mais estabilidade, além de fornecer melhor equilíbrio, distribuindo o peso iniformemente sobre o pé, aliviando algumas pressões.
Preste atenção a inclinação do salto. Dê preferência aos que apresentam apenas uma leve inclinação gradual, que são mais confortáveis para os arcos do pé.
Sempre que possível, use sapatos abertos nos dedos para aliviar a pressão sobre os calos e bolhas e procure um Podólogo para tratar corretamente seus pé.

Um comentário:

Prof. João disse...

O assunto foi bem explorado e é muito oportuno. Parabéns à equipe!