21/11/2009

ORTOPLASTIA


Ortoplastia é a ciência que estuda segmentos funcionais feitos por meio de Órteses de Silicone, e atua como facilitador das articulações para melhoria da função orgânica.
É utilizado material de memória moldável, devidamente tratado, para obter as alterações desejadas. Esse material é desenvolvido especialmente para Ortoplastia e é de uso profissional: Podólogo, Protesista e Ortesista.
Dependendo da deformidade e gravidade, em especial, usa-se o Silicone de densidade variável.
Na Podologia essa técnica está sendo utilizada no tratamento de:
-Onicofoses (unhas grossas);
-Dedos em Garra;
-Hálux Valgus (Joanete);
-Metatarsalgias;
-Calosidades;
-Dedos superpostos e sobrepostos;
-Onicocriptose (unha encravada);
-Algia dos Artelhos;
-Metatarsos;
-Esporão de Calcâneo e outras podopatias que afetam os pés.
O uso dessas Órteses tem trazido bem estar e conforto àqueles que a utilizam, e além de melhorar a dinâmica da marcha, fazem desaparecer processos inflamatórios, e situações dolorosas.
Embora a Órtese seja confeccionada com material de longa durabilidade, é recomendada uma reavaliação a cada três meses, pois seu uso, em geral, possibilita a alteração ou melhoria definitiva da podopatia, o que se torna necessária algumas alterações no processo do tratamento.
A Órtese de Silicone se torna personalizada, pois é feita uma a uma sob medida e seu uso é individual, o que gera um resultado muito mais objetivo do que o encontrado em Órteses pré-fabricadas.
Algumas vezes confeccionamos a Órtese praticamente igual às encontradas em lojas especializadas, porém seu tamanho e dinâmica são apropriadas ao paciente.
O resultado é percebido claramente logo após a sua confecção e o bem estar conquistado com o alívio da dor e diminuição do risco de quedas e do surgimento de lesões secundárias é extraordinário.
A utilização da Ortoplastia é acessível a todos os Podólogos, e é necessário um conhecimento sólido nos fundamentos que dizem respeito à Podologia, anatomia e fisiologia dos pés.




14/11/2009

PODÓLOGA X PEDICURA


Tanto a Podóloga quanto a Pedicura, são profissionais que trabalham com cuidados específicos com os pés. A Pedicura, porém, é responsável por cuidados externos e higiene, está mais ligada à parte embelezadora, ou seja, tirar cutícula, limpar, lixar e passar esmalte, enquanto a Podóloga é uma profissional que atua na área da saúde, e lida com patologias como: calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, analise da marcha, confecção de anteparos, órteses, indicação de palmilhas, encaminhamento aos médicos, teste de sensibilidade e orientação sobre medidas de prevenção.
Essas são algumas das atribuições e competências do Podólogo, que deve, como todas as profissões, ser exercida com profissionalismo e dedicação.
A podologia é considerada um ramo da medicina