10/08/2010

VERRUGAS

As verrugas são uma doença infecciosa de baixa infectabilidade causada por um vírus (Papilomavírus).

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são vistas com maior freqüência nas mãos, pés e rosto.
Elas podem ser denominadas de acordo com a localização no corpo e aparência. Na sola dos pés são chamadas de verrugas plantares. Em volta e sob as unhas das mãos ou dos pés são chamadas de Periungueais ou Subungueais, respectivamente.
A verruga típica é uma protuberância áspera, redonda ou oval que se levanta da pele e pode ser mais clara ou mais escura que a pele em volta ou até mesmo preta.
As verrugas comuns não causam nenhum desconforto a menos que estejam em áreas de traumas repetidos.
Verrugas plantares não são diferentes das comuns, mas, por estarem localizadas na sola dos pés, podem se tornar extremamente doloridas. Um grande número destas verrugas nos pés pode causar dificuldades para andar ou correr e podem ser debilitantes.
As verrugas ao redor e embaixo das unhas são similares às verrugas comuns, mas muito mais difíceis de curar.
A verruga comum pode desaparecer de forma espontânea, frequentemente dentro de 2 anos após seu aparecimento.
Uma vez que as pessoas geralmente consideram as verrugas desagradáveis, parecendo haver um estigma social (entre crianças em idade escolar) associado com o fato de se ter verrugas, os pais frequentemente procuram tratamento.
Verrugas genitais também conhecidas como condilomas, tornaram-se comuns e problemáticas para a população adulta mundial. Elas tendem a ser pequenas e planas mas podem, também ,se apresentar como lesões delgadas e exuberantes. São macias ao invés de ásperas ou escamosas como outros tipos de verrugas. Podem ocorrer na genitália, dentro da vagina, no colo do útero (cérvix), na região perianal (ao redor do ânus) ou no reto. Os vírus que causam verrugas genitais raramente as causam nas mãos ou pés, mas podem ocasionar verrugas na região oral (boca).
O tratamento de verrugas melhorou muito nos últimos anos, mas, mesmo com tratamento eficaz, é comum haver recorrência.

4 comentários:

Danieli disse...

Que interessante, eu não sabia que verrugas eram causadas por vírus! Achei que era apenas uma anomalia na pele! Muito legal!

Blog da Mary disse...

Olá, adorei a matéria, bem legal.
Obrigada pela visita, sejam sempre bem vindas.
Bjs

BERNA disse...

Muchas gracias por visitar mi blog. Os he agregado a el para que la gente interesada lea el vuestro. Un saludo
Bernardino Basas

giovana disse...

Tenho verrugas em volta dos pés e também sobre as mãos e desde o aparecimento sinto coceiras no local, principalmente no período noturno. Já fui ao dermatologista, mas não resolveu. O vírus pode desaparecer? Já faz mais de 03 anos....