10/08/2010

VERRUGAS

As verrugas são uma doença infecciosa de baixa infectabilidade causada por um vírus (Papilomavírus).

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são vistas com maior freqüência nas mãos, pés e rosto.
Elas podem ser denominadas de acordo com a localização no corpo e aparência. Na sola dos pés são chamadas de verrugas plantares. Em volta e sob as unhas das mãos ou dos pés são chamadas de Periungueais ou Subungueais, respectivamente.
A verruga típica é uma protuberância áspera, redonda ou oval que se levanta da pele e pode ser mais clara ou mais escura que a pele em volta ou até mesmo preta.
As verrugas comuns não causam nenhum desconforto a menos que estejam em áreas de traumas repetidos.
Verrugas plantares não são diferentes das comuns, mas, por estarem localizadas na sola dos pés, podem se tornar extremamente doloridas. Um grande número destas verrugas nos pés pode causar dificuldades para andar ou correr e podem ser debilitantes.
As verrugas ao redor e embaixo das unhas são similares às verrugas comuns, mas muito mais difíceis de curar.
A verruga comum pode desaparecer de forma espontânea, frequentemente dentro de 2 anos após seu aparecimento.
Uma vez que as pessoas geralmente consideram as verrugas desagradáveis, parecendo haver um estigma social (entre crianças em idade escolar) associado com o fato de se ter verrugas, os pais frequentemente procuram tratamento.
Verrugas genitais também conhecidas como condilomas, tornaram-se comuns e problemáticas para a população adulta mundial. Elas tendem a ser pequenas e planas mas podem, também ,se apresentar como lesões delgadas e exuberantes. São macias ao invés de ásperas ou escamosas como outros tipos de verrugas. Podem ocorrer na genitália, dentro da vagina, no colo do útero (cérvix), na região perianal (ao redor do ânus) ou no reto. Os vírus que causam verrugas genitais raramente as causam nas mãos ou pés, mas podem ocasionar verrugas na região oral (boca).
O tratamento de verrugas melhorou muito nos últimos anos, mas, mesmo com tratamento eficaz, é comum haver recorrência.

04/08/2010

INCHAÇO OU EDEMA DOS PÉS

O inchaço ou edema dos pés é uma das queixas mais comuns afetando principalmente pessoas acima de 65 anos, embora possa ocorrer em indivíduos jovens.
Na maioria das vezes é decorrente do acúmulo de líquido nas regiões inferiores do corpo pela ação da gravidade, podendo acometer apenas um ou ambos os pés. Poderá vir acompanhado de dor, vermelhidão da pele, feridas superficiais ou se estender a partir dos pés para pernas e coxas.
Várias condições clínicas estão associadas ao edema dos pés e nem todas representam um problema de saúde mais sério.
Por exemplo, quando permanecemos por muitas horas na mesma posição, como durante uma longa viagem de avião, é comum chegarmos com os pés inchados. É o edema dos pés causado pela ação da gravidade e a imobilidade prolongada.
Muitas mulheres já perceberam que, durante o período menstrual, os pés ficam inchados e após a menstruação voltam a ficar “magrinhos”. Trata-se de uma fase em que, pelas alterações hormonais típicas do ciclo menstrual, existe uma tendência à retenção de líquidos. Uma outra fase da vida das mulheres em que o edema dos pés está quase sempre presente é durante a gravidez, principalmente nas semanas finais antes do parto.
Indivíduos com sobrepeso ou obesidade também podem se queixar de inchaço dos pés, independente de outros problemas de saúde.
O calor excessivo causa dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo o edema dos pés.
Devemos ficar atentos uma vez que o edema dos pés pode ser a manifestação de problemas mais sérios de saúde, como problemas cardíacos, hepáticos, renais, circulatórios, reumáticos e nesses casos deve-se procurar atendimento médico.
Alguns medicamentos como anticoncepcionais, corticóides ou alguns anti-hipertensivos, podem levar ao inchaço dos pés como efeito colateral que, embora possam incomodar do ponto de vista estético, costumam não representar maior risco à saúde.
Causas menos comuns de inchaço dos pés incluem algumas doenças parasitárias, como a Elefantíase, Hipotireoidismo, metabólico-nutricionais ou desnutrição, tumores do sistema linfático, entre outras.
Para diminuição do edema e alívio dos sintomas:
  • Procure manter os pés elevados (por 30 minutos 3 a 4 vezes por dia), preferencialmente acima do nível do coração;
  • Evite permanecer por longos períodos em pé ou sentado na mesma posição com os pés pendentes;
  • Caminhe em intervalos regulares a cada 12 horas para ativar a circulação;
  • Se estiver fazendo uma longa viagem de carro, pare a cada 2 ou 3 horas, se possível, para uma caminhada de alguns minutos;
  • Reduza o consumo de sal
Preste bastante atenção à saúde dos seus pés, pois muitas vezes, eles podem ser um sinal de que algo está errado com seu corpo.
Em caso de dúvida, consulte sempre seu médico para confirmar seu diagnóstico e propor o melhor tratamento.