15/02/2011

METATARSALGIA


Metatarsalgia é uma dor na região do ante-pé, situada na área dos dedos. A principal queixa dos pacientes é uma dor semelhante a uma pedra dentro do sapato.

Embora pareça que a dor é em toda a parte frontal do pé, geralmente é apenas em num osso, normalmente ocorre por problemas de alinhamento e tamanho diferente dos ossos ou quando a extremidade de um osso produz maior pressão contra a planta do pé podendo também desenvolver calosidades.

As Metatarsalgias podem ser difusas, quando a dor é em toda a área frontal do pé ou numa parte dele, não podendo ser atribuída a apenas um dedo. Já as localizadas, a dor atinge uma área específica. Os sintomas estão diretamente relacionados com a marcha ou por ficar muito tempo em pé, sendo que, no início a dor é geralmente leve e melhora com o descanso, mas com a evolução do quadro, torna-se intensa, constante e altamente incapacitante.

Como tratamento, especialistas na área utilizam Laser de Baixa Potencia, exercícios terapêuticos e proprioceptivos, realizando assim uma manipulação/mobilização dos metatarsos e dos dedos, aumentando a mobilidade, espaço inter-metatársico, fluxo nervoso e drenagem de toxinas. A manipulação dos tecidos mio-fasciais no sentido transverso é considerado um ótimo recurso. Promovendo a analgesia e eliminação do processo inflamatório, proporcionando um bem-estar e um pé saudável.

A Podologia complementa o tratamento com a remoção dos calos, calosidades e núcleos endurecidos por meio de equipamentos esterilizados, facilitando desta forma a reabilitação para se obter uma marcha adequada.

Nenhum comentário: