18/11/2011

IMPORTÂNCIA DA PODOLOGIA NA GERIATRIA


Nos pés, com o envelhecimento, acontecem alterações morfológicas, biomecânicas e funcionais, que podem gerar lesões e incapacidades. As curvas do pé mudam com o passar dos anos, podendo ocorrer perda do arco plantar e alargamento do antepé, e isso faz com que o pé fique maior, menor, mais comprido ou mais curto. É bom orientar o paciente a comprar o calçado sempre pelo conforto e não pelo número.

A perda do coxim plantar, que é o amortecedor que temos na sola dos pés, entre a pele e os ossos, também é outro problema comum. Com a idade, este coxim tem uma predisposição natural a se degenerar e diminuir progressivamente a sua função viscoelástica de amortecimento dos choques.

A Anidrose (diminuição ou ausência total da glândula sudorípara) também aparece nessa fase e suas características são descamação fina e ressecamento, diminuição da elasticidade e fissuras calcâneas. Deve-se atentar também para o retorno sanguíneo, observar a presença de varizes e microvasos trombosados, pois pode haver enrijecimento vascular.

O Podólogo, como profissional de saúde, tem de estar atento a certos detalhes que fazem a diferença durante os procedimentos geriátricos. Os idosos não são todos iguais, cada um tem sua característica própria. Por isso a importância de estar atento à pessoalidade.

Nenhum comentário: