12/01/2011

CURIOSIDADES

Um adulto em média dá 6000 passos por dia, o equivalente a 5 voltas à terra ao longo de toda a sua vida. As mulheres têm cerca de 4 vezes mais problemas nos pés do que os homens.

Entre 75 e 80% da população tem ou já teve problemas nos pés mas apenas 12% é que consultou um especialista.

Todos os anos, a população feminina perde 44 milhões de dias de trabalho devido a dores nas costas, causadas pelo uso de salto alto e calçado inadequado.

Os nossos pés são a zona do corpo com mais glândulas sudoríparas por centímetro quadrado e produzem mais de dois decilitros de suor por dia!

Sabia que, 20% da população considera os pés a zona menos atraente do seu corpo.

No século XVI, os sapatos chegaram a medir 50cm de comprimento, na Inglaterra? O Rei Eduardo III viu-se obrigado a decretar um limite máximo de 5cm de ponta!

A numeração do calçado surgiu em 1300, na Inglaterra, onde se mediam os tamanhos do sapato com grãos de cevada, por exemplo, se calçasse o 13, seriam 13 grãos de cevada.

Um estudo americano chamado “Se o sapato lhe servir, use-o”, concluiu que 9 em cada 10 mulheres usam sapatos demasiados pequenos para o tamanho dos seus pés e que acima dos 60 anos 70% das mulheres terão problemas osteoarticulares nos seus pés.